Castração dos meninos

18/05/2010 at 01:15 4 comentários

Os meus meninos lindos viviam muito amiguinhos na mesma gaiola. Eram bebés, ainda nem 3 meses tinham e dormiam juntinhos.

Passado uns tempos começaram à bulha, numa dessas bulhas a coisa ficou feia e o Jack mordeu a orelha do Pikinhas arrancando-lhe um pedaço. Foi horroroso… Ainda hoje me arrepio quando me lembro do grito que o Pikachu mandou.

Perante o cenário de guerra, após a ida ao veterinário para tratar do grande doidói do Pikachu, fui comprar uma gaiola. Comprei-lhe uma caríssima, gigantesca, tipo condomínio de luxo:

Gaiola do Pikinhas

– Uma pequena nota relativamente a esta gaiola: Vantagens-Grande, sólida, tem uma toca para o coelho se esconder, a tampa abre toda por cima. Desvantagens-O comedouro que traz é de plástico, o meu está todo roidinho, o bebedouro verte água mas curiosamente quando eles tentam beber não sai nada, as grades são pintadas, por isso quando o menino Pikinhas começou a roê-las ficaram com um aspecto horrível e quanto ao suporte de feno exterior simplesmente odeio estes suportes porque fazem uma lixeira, gosto bem mais destes

A partir dessa altura, os meus meninos passaram a viver separados, cada um em sua gaiola e eram soltos a horas diferentes também.

Com o passar do tempo, começaram a picar-se por entre as grades, começaram a surgir os cocós e xixis por todo o lado… eles chegavam ao ponto de fazer xixis enquanto mandavam binkies, que basicamente era xixi estilo aspersor!! Um pesadelo…

Chegou a altura em que tinham de ser castrados.

A criadora dos meus meninos, Filipa Mateus, ajudou-me imenso. Ficou com o Pikachu duas semanas antes de ele ser operado. Nessa semana o Pikinhas namorou com algumas coelhinhas da Filipa, namoros dos quais resultaram algumas ninhadas lindas e maravilhosas como o pai.

A castração do Pikinhas  foi a 30 de Março e correu super bem. Apesar da castração nos coelhos ser um processo um pouco complicado devido à anestesia ter de ser dada com extremo cuidado, os coelhinhos vão logo para casa no próprio dia em que são operados. A veterinária não lhes dá alta enquanto os meninos não estiverem acordadinhos e já sem o efeito da anestesia. Na semana a seguir a ele ser operado continuou com a Filipa o que foi uma ajuda preciosa para mim. O Pikinhas é um doce, mas é completamente eléctrico! Como eu sou um pouco inexperiente com coelhinhos (pode dizer-se que já fui mais) teria tido bem mais dificuldades a tratar dele e iria ser muito complicado para mim, ainda por cima porque o menino arrancou o penso logo no primeiro dia em que saiu do veterinário. Quando voltou para casa já estava praticamente recuperado e posso dizer que as férias lhe fizeram bem. Agora já está fino, o pêlo à volta da sutura  já cresceu e a cicatriz já nem se vê.

Mesmo apesar da ferida de guerra na orelha continua lindo de morrer como podem ver😛

Quase a dormir em cima da cama da mãe

Miminhoooos! Miminhos miminhos muitos miminhos!!😀 Adoro!

Quanto ao Jackinho, foi operado a 14 de Abril. No próprio dia fui busca-lo. Estava preocupada em trazê-lo já que ele tinha sido operado nesse dia. Quando o vi dentro da transportadora pensei que ia estar assim com um ar cansadinho. Pelo contrário, estava completamente normal, curioso como sempre. Tinha um penso por cima da sutura e felizmente nunca o tirou.

Uma nota: quando os coelhos são castrados, os testículos vão esvaziando e murchando e passado algum tempo ficam vazios. No entanto, nos dias logo após a cirurgia podem ficar com um maior que o outro, o que é uma visão muito estranha. Felizmente a Filipa avisou-me que este fenómeno poderia acontecer, uma vez que ela já tinha observado como tinha corrido com o Pikinhas.

Quando chegou a altura de retirar o penso ao Jack houve alguma dificuldade em o fazer, já que o penso estava mesmo muito bem colado à pele. Mesmo usando éter o raio do penso não queria sair. Infelizmente e apesar dos nossos esforços o Jackinho sentiu algumas dores ao tirar o penso o que o deixou agitado e a morder, espernear e arranhar tudo o que lhe aparecia à frente.

Como a cola do penso tinha ficado colada à pele isso causou alguma irritação, então a conselho da veterinária começámos a colocar Halibut. Posso dizer que esta pomada cheira muito mal, mas faz maravilhas pela pele. Após as aplicações o Jack devia sentir comichão e começou a lamber-se. Isto fez com que a pele começasse a ficar mais vermelha e o pêlo começasse a cair. Eu comecei a ficar preocupada quando vi a pele onde tinha colocado Halibut a cicatrizar e à volta tudo vermelho num estado terrível. Continuei a pôr Halibut, mas notava que de dia para dia a zona sem pêlo e vermelha ia aumentando! Chegou a um dia em que pensei que devia ser o menino Jack que andava a fazer isto a ele próprio. Como tinha um colar pequeno de quando o Pikinhas tinha levado a dentada na orelha coloquei-lhe o colar para ver como estava no dia seguinte. Escusado será dizer que fiquei tão ansiosa como o coelho e nem dormi descansada a pensar se ele se estaria a dar bem com o colar.

O meu Jackinho com o colar e com ar de zangado a olhar para mim. Como eu te compreendo😦

Quando cheguei à gaiola no dia seguinte reparei que o menino estava muito melhor! Tinha descoberto a pólvora! Desde esse dia até hoje, devem fazer umas duas semanas, que o Jackinho está com o colar e já está praticamente bom, devo poder tirar-lhe aquela porcaria (até eu já estou farta de o ver com aquilo) dentro dos próximos dias.

A partir de dia 26 de Maio, dia em que terá passado 1 mês e meio desde a operação do Jackinho, irei iniciar o processo de re-apresentação dos meninos. Com os coelhinhos é preciso fazer-se todo um processo de apresentação gradual quando se têm dois coelhos que não se conhecem (não é bem o caso dos meus mas é parecido). Da apresentação pode surgir um de três resultados:

  • Os coelhos adoram-se instantaneamente (muito raro)
  • Os coelhos andam algum tempo à bulha pela dominância até estabelecerem uma hierarquia entre eles
  • Os coelhos não se entendem e as bulhas entre estes ficam feias

Mais informações sobre comportamento aqui e como apresentar dois coelhinhos aqui.

Estou aqui a rezar para que o resultado seja a 1ª ou a 2ª opção. Posso dizer que eles mudaram bastante o temperamento desde que foram operados.

O Pikachu está com uma higiene exemplar: não faz qualquer xixi fora da gaiola e cocós fez umas 2 ou 3 vezes e de resto não tem feito nada. Mesmo dentro da gaiola os cocós estão sempre na casa de banho. Veio bem ensinado da casa da Filipa😛 Para além da higiene já não roça o queixo em lado nenhum, antigamente era tudo do coelho, a gaiola, o tapete, as janelas, os meus chinelos, eu, a minha cama, etc, etc, etc. Em termos de temperamento está ligeiramente menos eléctrico, no entanto os binkies e as correrias loucas em cima da cama mantêm-se para meu grande agrado, se há coisa que o adoro ver fazer é andar às correrias em cima da minha cama🙂

O Jackinho está mais limpinho, se bem que ele sempre foi um pouco porquito com os cocós. Também já não esfrega o queixo em lado nenhum, mas como ainda está com a porcaria do abajur ainda não consegui observar bem as alterações de comportamento nele.

E pronto, foram as grandes novidades dos meus meninos. Assim que tenha mais fotos ou novidades ponho aqui. Não posso garantir uma data, vai sendo conforme me apetece e conforme tenho tempo, que não é muito.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

De volta!

4 comentários Add your own

  • 1. Inês Figueiredo  |  20/01/2013 às 12:57

    Olá🙂
    Parabéns pelo blog, gostei muito de ler e fico contente por saberque existem cada vez mais pessoas a serem apaixonadas por coelhinhos. Já passaram 3 anos desde o teu último post, mas espero que eles conituem bem felizes!
    Eu tenho o meu coelho orelhudo Bennie, com cerca de 9 meses. Começou agora a “procriar com tudo o que aparece” quase… E estou a ponderar a castração. Estudo em Évora, mas sou de Lisboa. Ele vai aqui ao Hospital Veternário da Universidade, mas não sei se têm muita experiência no caso. Poderias dizer-me onde foste com os teus meninos?
    Beijinhos e espero que volte ao blog🙂

    Responder
    • 2. Ana Reis  |  22/01/2013 às 01:09

      Olá Inês! Obrigada pelo teu comentário! Realmente já não venho aqui escrever nada há muito tempo. Os meus dois miúdos continuam cheios de saúde aos saltos e binkies!🙂 Olha os meus conejitos foram ambos castrados numa clínica veterinária em Leiria. Realmente é muito importante que tentes averiguar qual a experiência da equipa e do veterinário que vai fazer a cirurgia, uma vez que é preciso ter muito cuidado ao fazer uma cirurgia nos nossos felpudinhos que eles são bastante sensíveis. O meu Jack também teve uma fase assim antes de ser castrado… Era muito chatito porque dava-me dentaditas e andava sempre a agarrar-me😛 Desejo que o teu pequenote recupere bem e rápido da cirurgia!🙂 *

      Responder
  • 3. Adelânia Oliveira  |  18/02/2013 às 21:03

    oiii quanto tempo seus coelhos tinham quando você castrou? Eu tenho um de 10 meses e estou com um pouco de medo.

    Responder
    • 4. Ana Reis  |  20/02/2013 às 03:06

      Olá Adelânia! Então os meus meninos tinham à volta de 6 meses se a memória não me falha. Procura uma clínica onde tenham experiência com castração de coelhos, já que eles são animais muito delicados e é preciso que quem os vai operar saiba muito bem o que está a fazer. Não tenhas problemas em colocar perguntas, como por exemplo, quantos coelhos já castrou, quantos morreram e quantos sobreviveram, que tipo de anestesia é usada, etc. Boa sorte e espero que corra tudo bem com o teu saltitão!❤

      Responder

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autora

Comentários recentes

Ana Reis em De volta!
Bruna Rocha em De volta!
Ana Reis em Castração dos meninos
Adelânia Oliveira em Castração dos meninos
Ana Reis em Castração dos meninos

Histórico


